quarta-feira, 8 de julho de 2015

Fissão Nuclear - 1° Ensino Médio

A fissão nuclear consiste em separar o núcleo dos átomos. Quando isso acontece, há uma tremenda reação química, que libera grande quantidade de energia luminosa e calorífica.


fissão nuclear é uma reação que ocorre no núcleo de um átomo. Geralmente o núcleo pesado é atingido por um nêutron, que, após a colisão, libera uma imensa quantidade de energia. No processo de fissão de um átomo, a cada colisão são liberados novos nêutrons. Os novos nêutrons irão colidir com novos núcleos, provocando a fissão sucessiva de outros núcleos e estabelecendo, então, uma reação que denominamos reação em cadeia.
Um parâmetro importante para analisar a estabilidade de um núcleo é a razão entre o número de prótons e o número de nêutrons. Por um lado, a falta de nêutrons pode tornar a distância entre prótons tão pequena que a repulsão se torna inevitável, resultando na fissão do núcleo. Por outro lado, como a força nuclear é de curto alcance, o excesso de nêutrons pode acarretar uma superfície de repulsão eletromagnética insustentável, que também resultaria na fissão do núcleo. Assim, um dos principais fatores para a estabilidade do núcleo é que tenhamos N = Z.

                      Representação de uma reação em cadeia

       Resumindo: A Fissão Nuclear basicamente é a quebra do núcleo de um átomo instável em dois átomas menores, gerando grande explosão e liberação de MUITA energia! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário